3rd generation

O que é big data e para que serve? Exemplos e usos práticos

O que é big data e para que serve? Exemplos e usos práticos

Posted by jai_offset in Bootcamp de programação 28 Mar 2022

Isso porque carros e geladeiras conectadas, por exemplo, já são uma realidade, e a quantidade de dados que dispositivos conectados à internet oferecem é surpreendentemente alta. Assim, por meio do Big Data, é possível entender o cenário do mercado, a satisfação com uma marca, as necessidades de determinado público, entre outras análises. Afinal, hoje, a maior parte desses dados estão guardados e protegidos na nuvem. Dessa forma, facilita a análise e utilização deles para as tomadas de decisão.

Na saúde, existe uma longa frente tecnológica que adota soluções de Big Data. Uma delas busca prever doenças nas pessoas com base em uma série de dados históricos, de monitoramento. Além disso, é possível detectar as chances de algum quadro clínico ocorrer de acordo com padrões de outras doenças envolvendo características de cada paciente. Metadata de blogs, imagens, e tuítes são exemplos de dados não estruturados. Basicamente, qualquer informação pode ser definida assim, mas existem diferentes formatos que podem facilitar, dificultar ou direcionar a análise feita pelas empresas.

Boas práticas de Big Data

Você não precisa fazer parte de uma grande empresa para aplicar a ideia do Por que investir em um bootcamp de programação em vez de cursos tradicionais?. Muitas empresas usam essa análise para reduzir o seu Custo de Aquisição por Cliente (CAC), customer lifetime value (CLTV), otimizar preços, descontos e muito, muito mais. Conhecer e entender o que a sua concorrência está fazendo é bem importante para o sucesso do seu negócio. Se pensarmos bem, as plataformas de automação armazenam informações sobre o usuário, características de comportamento, e até métricas de rendimento de campanhas e ações. Os motivos podem ser vários e se você está envolvido no mundo do trade marketing, venda direta ou marketing multinível, Big Data pode ser a sua melhor amiga — e talvez você nem saiba.

Big Data

Aqui, entra a importância de contar com o ecossistema adequado de soluções, tanto para promover a organização do https://www.portalonorte.com.br/concursos-e-empregos/por-que-investir-em-um-bootcamp-de-programacao-em-vez-de-cursos/123213/, como para processar o volume de informações. Analisar Seu investimento em big data é compensado quando você analisa seus dados e age. Obtenha mais clareza com uma análise visual dos seus conjuntos de dados variados.

Defina os objetivos para a análise de dados

Os softwares que mencionamos acima oferecem recursos de dashboards que apresentam as informações de forma organizada, intuitiva e agradável. Segundo a Michael Page, empresa de recrutamento, o cargo de especialista em Big Data está entre os cinco mais procurados pelo mercado brasileiro. O cientista ou analista de dados é responsável por atender às solicitações da área de planejamento de uma organização. Podemos chamar de pré-requisitos para que elas possam efetivamente ajudar você nessa missão de encarar o Big Data e usá-lo a seu favor.

  • Aliás, foi esse fato que motivou tanto o crescimento do conceito de Big Data.
  • A partir daí, crie ações personalizadas de acordo com os insights obtidos.
  • É um processo de descoberta completo que exige analistas perspicazes, usuários de negócios e executivos que fazem as perguntas certas, reconhecem padrões, fazem suposições bem-informadas e preveem comportamentos.
  • Os resultados das análises de BD podem ser muito complexos de entender, principalmente por pessoas leigas.

Como você sabe, a quantidade de dados gerada no mundo inteiro é absurda, e a velocidade desse processo está aumentando de maneira exponencial. Big Data é um processo de análise e interpretação de um grande volume de dados armazenados remotamente. A análise de Big Data também pode ser usada para dar suporte a ações do governo. Durante a epidemia de gripe suína, uma equipe da Telefônica usou dados da rede de celulares para entender como as pessoas estavam se locomovendo durante o surto da doença. Suas descobertas ajudaram a validar ações do governo para combater a crise. As soluções de Big Data são feitas para lidar com um grande volume de dados não-estruturados.